Acessibilidade 2017-12-13T13:56:10+00:00

Acessibilidade

O governo central está dedicado a fornecer informação online de fácil acesso, user friendly, bem formulada. Os websites de autoridades públicas devem ser fácil acesso, visualização e uso para o público. Para assegurar que isto aconteça o governo central adotou os Web Guidelines, que os seus managers são obrigados a seguir.

Consórcio World Wide Web W3C

Os Web Guidelines são baseados em regras reconhecidas a nível internacional que dizem respeito a acessibilidade, design e sustentabilidade ditadas pelo Consórcio World Wide Web (W3C).

The World Wide Web Consortium (W3C).

Guia da Web: ‘implementar ou explicar’

Os Web Guidelines (versão 2) aparecem na lista de open standards obrigatórios estabelecidos pelo Fórum de Standardisation, que promove open standards e o funcionamento simultâneo com as autoridades públicas Holandesas. Todos os open standards que fazem parte da lista do Fórum de Standardisation são sujeitos ao princípio de implementar ou explicar. As Autoridades públicas devem implementar estes padrões na sua totalidade. Uma explicação clara é necessária caso não seja possível implementar.

Os Web Guidelines (versão 2) são descrevidas nos Termos de Referencia do Web Guidelines (Toepassingskader), que serve como um manual para prática adequada de design de websites e gestão dos mesmos.

O procedimento pelo qual as autoridades públicas prestam contas pela gestão do website é também sujeito a determinados requisitos. Estes são descritos no Web Guidelines Accountability Model (Verantwoordingsmodel).