Regulamento de candidaturas ao #Biz 2018-06-19T12:25:19+00:00

Enquadramento
Orange Corners Maputo é o spot onde jovens universitários (finalistas e recém-licenciados) têm acesso a tudo o que precisam para tirarem as suas ideias do papel e tornarem os seus sonhos em realidade. Aqui, os jovens podem descobrir o empreendedor que há em neles, para redefinir o futuro. Ganham mais autoconfiança, têm acesso a conhecimento, ferramentas e recursos para alavancarem as suas ideias de negócio. Vão estar conectados a uma rede de empreendedores, ao mercado e a novas oportunidades.

Objectivo
O Orange Corners Maputo oferece um programa de incubação denominado #Biz com o objectivo de permitir que jovens possam criar startups inovadoras e sustentáveis, amadurecer as suas ideias de negócio, tornarem-se intra-empreendedores e champions promotores de empreendedorismo.

Para atingir a estes objectivos o Orange Corners oferece aos jovens o acesso a workshops práticos, business coaching, momentos de inspiração, masterclasses, eventos de networking, visibilidade, exposição a mercados e oportunidade e espaço de trabalho flexível e dinâmico.

Público-alvo
Poderão candidatar-se ao #Biz, todos os jovens moçambicanos e/ou residentes em Maputo com idades entre os 18 aos 35 anos, finalistas e recém graduados (licenciatura ou mestrado) possuidores de uma ideia de negócio ou projecto que pretendam ver concretizado, ou ainda um negócio na sua fase nascente (menos de 2 anos de existência, pode ser formalizado ou não).

Candidaturas de condições de participação
As candidaturas ao #Biz decorrem online através da submissão do formulário disponível no website do Orange Corners Maputo.

A candidatura ao #Biz é de caracter individual, sendo que as ideias, projectos e negócios com uma equipa serão analisadas em separado e por isso encorajamos que todos os membros interessados se candidatem.

Os workshops do #Biz são destinados apenas para os candidatos seleccionados. A sua equipa poderá participar dos masterclasses, business coaching, e eventos, dependendo da disponibilidade.

A participação ao #Biz implica o pagamento de MZN 7500, que pode ser parcelado em até 6 vezes (MZN 1250 por mês), durante a duração do programa. Candidatos seleccionados poderão receber uma bolsa de isenção deste pagamento.

Cronograma
O período para candidaturas ao #Biz vai desde o dia 20 de Junho a 20 de Julho, seguido de um período de analise e selecção de candidaturas de 6 semanas que culmina com um programa de incubação de seis meses.

Em termos de actividades teremos:

  • O kick-off no dia 20 de Setembro das 14-18 horas. Os dias 21 e 22 de Setembro das 9-18 horas. Depois as actividades seguirão a seguinte agenda:
  • Workshops às terças das 14-18 horas
  • Masterclasses às quarta-feira das 17-19 horas
  • Inglês para negócios será segundas e quintas das 9-11 horas ou das 16-18horas dependendo do nível (elementar ou intermédio).
  • Business coaching é marcado mediante a disponibilidade do participante e do business coach.

Para permanecer e concluir o programa com sucesso os participantes devem estar activamente presentes em pelo menos 70% das actividades.

Este cronograma poderá ser alterado.

Avaliação e selecção
As candidaturas são seleccionadas seguindo duas fases:

  1. Avaliação independente das ideias, projectos ou negócios: realizada por profissionais e empreendedores independentes ao Orange Corners.
  2. Entrevista dos candidatos: realizada por um painel composto pelo parceiros do Orange Corners.

Os resultados de ambas as fases serão comunicados por email e/ou telefone.

Critérios de selecção
Avaliação independente obedece os seguintes critérios:

  • Inovação;
  • Impacto;
  • Equipa e talento;
  • Exequibilidade; e
  • Problema e Solução;

A análise de selecção dos candidatos obedece os seguintes critérios:

  • Abertura para ouvir e aprender com feedback;
  • Curiosidade e habilidade de questionar com propósito;
  • Responsabilidade;
  • Comprometimento;
  • Motivação; e
  • Capacidade de fazer acontecer;